domingo, 23 de março de 2008

Grupo Towê Fulni-ô

Os índios da etnia fulni-ô fazem sua dança tribal com seus cantos sagrados. Vieram de Águas Belas do sertão tribal de Pernambuco e da Reserva Indígena Bananal, território tribal pluriétnico onde se localiza o Santuário Sagrado dos Pajés situado no corredor ecológico da Água Mineral na Asa Norte próximo a 915 norte. Até hoje preservam sua língua original, o Ya-thê (língua do tronco linguístico Macro-Jê), fato raro entre os indígenas do sertão tribal do Brasil. Vivem do artesanato tribal, do cultivo de ervas medicinais, do cultivo de milho e frutos tribais.
Também conhecidos como os últimos Tapuyas os índios fulni-ô do Grupo Towê celebram a vida de seu povo entoando cantos sagrados para manter acesa o fogo da memória de resistência e da rica cultura sagrada e ancestral dos fulni-ô, religando a força da espiritualidade do Grande Espírito com o ser sagrado, o índio (Setsô).

3 comentários:

bira disse...

Salve os irmão Fulni-ô.
Os índios já estão na era digital.
Muito bom!
Que o Grande Espírito possa fazer florecer boas coisas para todos nós.
Um abraço,
Ubirajara.

ana disse...

Eu sou,Eliana india fulni-ô morando atualmente no rio de janeiro
e vou a aldeia só um vez por ano.
preciso sempre escutar ou ler as noticias do meu povo,ouvir suas canções.amo meu povo guerreiro sofrido mas com muita fé com muita força e garra.tem orgulho de ser Fulni-ô.

Cláudia Beck disse...

oie meus irmãos de coração!!!!
Salve a Nação Fulni-o
claudia